Googlebot é o nome genérico do rastreador da web do Google. Esse nome é usado para dois tipos diferentes de rastreadores: um rastreador para computadores e outro para dispositivos móveis que simulam a ação de um usuário em cada um desses ambientes.
Seu site provavelmente será rastreado pelo Googlebot Desktop e pelo Googlebot Mobile.

Você pode identificar o subtipo do Googlebot observando a string do user agent na solicitação. No entanto, os dois tipos de rastreador obedecem ao mesmo token de produto (user agent token) no robots.txt. Por isso, não é possível segmentar seletivamente o Googlebot Desktop nem o Google Mobile usando o robots.txt.

GoogleBot Caso seu site tenha sido convertido para dispositivos móveis primeiro no Google, a maioria das solicitações de rastreamento do Googlebot será feita usando o rastreador para esse tipo de dispositivo e uma minoria com o rastreador para computadores. Para sites que ainda não foram convertidos, a maioria dos rastreamentos será feita usando o rastreador para computadores. Nos dois casos, o rastreador minoritário rastreia somente URLs que já foram rastreados pelo majoritário.

Como o Googlebot acessa seu site

Para a maioria dos sites, o acesso do Googlebot não deve ocorrer, em média, mais de uma vez no intervalo de poucos segundos. No entanto, devido a atrasos, é possível que a taxa pareça ser um pouco mais elevada em intervalos curtos.

O Googlebot foi desenvolvido para funcionar simultaneamente em milhares de máquinas a fim de melhorar o desempenho e a escala de acordo com o crescimento da Web. Além disso, para reduzir o uso de largura de banda, muitos rastreadores funcionam em máquinas localizadas perto dos sites que podem ser rastreados. Desse modo, seus registros podem mostrar visitas de diversas máquinas no google.com.br, todas com o Googlebot user agent. Nosso objetivo é rastrear o maior número possível de páginas no seu site a cada visita, sem sobrecarregar a largura de banda do servidor. Caso seu site esteja com problemas no acompanhamento das solicitações de rastreamento do Google, solicite uma alteração na taxa de rastreamento.

Como impedir o acesso do Googlebot ao seu site

É quase impossível manter um servidor da Web em sigilo não publicando links para ele. Quando alguém segue um link do seu servidor “secreto” para outro servidor da Web, o URL “secreto” pode aparecer na tag de referência, ser armazenado e publicado pelo outro servidor da Web no seu registro de referência. De modo similar, a Web tem muitos links desatualizados e corrompidos. Sempre que alguém publicar um link incorreto para seu site ou deixar de atualizar links de acordo com as alterações no seu servidor, o Googlebot tentará rastrear esse link.

Caso você queira impedir que o Googlebot rastreie conteúdo no seu site, temos várias opções. Há diferenças entre evitar o rastreamento de uma página pelo Googlebot, impedir que ele indexe uma página e não permitir que uma página seja acessada por rastreadores nem por usuários.

Verificação do Googlebot

Antes de decidir bloquear o Googlebot, lembre-se de que a string do user agent usada pela ferramenta muitas vezes é falsificada por spoofing por outros rastreadores. É importante verificar se uma solicitação com problemas tem origem no Google. A melhor maneira de verificar se uma solicitação realmente vem do Googlebot é usar uma busca DNS reversa no IP de origem da solicitação.

O Googlebot e todos os bots de mecanismos de pesquisa confiáveis respeitam as instruções do robots.txt, mas há usuários mal-intencionados e criadores de spam que não fazem isso. O Google combate ativamente criadores de spam. Por isso, se você notar páginas ou sites de spam nos resultados da Pesquisa Google, denuncie ao Google.

Saiba como resolver e corrigir os problemas mais comuns quando sua página ou seu site não aparece nos resultados da Pesquisa Google.

Verificar se a página ou o site está ausente

Parece óbvio, mas primeiro verifique se a página ou o site não está mesmo no índice do Google. Muitas pessoas supõem que o conteúdo não está no Google quando, na verdade, a página simplesmente aparece em uma posição muito baixa nos resultados da pesquisa.

Para verificar a presença no Google:

  1. Desative a pesquisa segura, que pode estar filtrando seus resultados.
  2. Procure seu site ou sua página no Google:
    • Para um site ausente: faça uma pesquisa de site com a sintaxe site: nome_do_domínio Exemplo:site:example.com
    • Para uma página ausente: faça uma pesquisa de informações com o URL da sua página no Google, sem o http, o https ou qualquer coisa após o ? ou # no URL. Exemplo: info:google.com/about
  3. Caso você veja resultados, isso significa que o site ou a página está no índice:
    • Para um site: é possível o site esteja no nosso índice, mas nem todas as páginas dele tenham sido indexadas. Sugerimos adicionar um sitemap para ajudar o Google a encontrar todas as páginas do seu site.
    • Para uma página: se uma página estiver no índice, mas não aparecer na posição desejada, consulte nossas diretrizes para webmasters e saiba como melhorar seu desempenho na pesquisa. Se a classificação da página tiver sido reduzida recentemente, tente resolver esse problema. Se você tiver várias versões de uma página, por exemplo, uma versão para dispositivos móveis e uma para computadores, ou dois URLs que direcionam para a mesma página, o Google considerará uma delas como canônica e as outras como cópias. Os resultados da pesquisa apontarão apenas para a página canônica. Use o Relatório de cobertura do índice para procurar por páginas excluídas e encontrar seu URL.
  4. Se mesmo assim você não conseguir encontrar seu site ou sua página nos resultados da Pesquisa, continue lendo.
SEO Empresas - Marketing Google

SEO Empresas - Google não vende resultados de pesquisa orgânico

Sempre acreditamos na importância de todos terem acesso gratuito às melhores informações. E são os anúncios que permitem ao Google fornecer um mecanismo de pesquisa gratuito. Um mecanismo que funciona bem para qualquer pessoa, independentemente de renda ou escolaridade.

Quando você usa a Pesquisa Google, pode ver anúncios com seus resultados da pesquisa. Para nós, é importante mostrar a diferença entre os resultados pagos e orgânicos com transparência. Por isso, os anúncios são sinalizados claramente para que você consiga distingui-los do resto da página com facilidade.

 


 

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