17, Fev 2020
Primeiros Passos

Termos importantes usados neste guia:

  • Índice: o Google armazena todas as páginas da Web conhecidas no índice dele. A entrada de índice de cada página descreve o conteúdo e o local (URL) de uma página. Ao indexar algo, o Google busca uma página, lê essa página e a adiciona ao índice: o Google indexou várias páginas no meu site hoje.
  • Rastreamento: é processo de procura por páginas da Web novas ou atualizadas. O Google detecta URLs seguindo links, lendo sitemaps e usando outros meios. O Google rastreia a Web, procurando por novas páginas, e as indexa (quando apropriado).
  • Rastreador: software automatizado que rastreia (busca) páginas da Web e as indexa.
  • Googlebot: nome genérico do rastreador do Google. O Googlebot rastreia a Web constantemente.
  • SEO (otimização de mecanismos de pesquisa): processo de melhorias em um site para os mecanismos de pesquisa. É também um cargo: Acabamos de contratar um novo SEO para gerenciar nossa presença na Web.

Você está no Google?

Veja se seu site está no índice do Google: faça uma pesquisa do tipo “site:” pelo URL da página inicial do site. Se você encontrar algum resultado, isso significa que ele está no índice. Por exemplo, uma pesquisa por “site:wikipedia.org” retorna estes resultados.

Caso seu site não esteja no Google: embora o Google faça o rastreamento em bilhões de páginas, é inevitável que alguns sites acabem não aparecendo. Quando nossos rastreadores deixam de registrar um site, isso geralmente ocorre por um dos seguintes motivos:

  • O site não está bem conectado a outros sites na Web.
  • Você acabou de lançar um novo site, e o Google ainda não teve tempo de rastreá-lo.
  • O design do site dificulta o rastreamento efetivo do conteúdo dele pelo Google.
  • O Google encontrou um erro ao tentar rastrear o site.
  • Sua política impede o Google de rastrear o site.

Como colocar meu site no Google?

A inclusão do seu site nos resultados da pesquisa do Google é gratuita e muito fácil de ser feita. Além disso, você não precisa enviar seu site ao Google. O Google é um mecanismo de pesquisa totalmente automatizado que usa rastreadores para explorar a Web regularmente em busca de novos sites para o índice. Na realidade, a grande maioria dos sites listados em nossos resultados da pesquisa não é enviada manualmente para inclusão. Esses sites são encontrados e adicionados automaticamente quando rastreamos a Web. Saiba como o Google descobre, rastreia e veicula páginas da Web.

Disponibilizamos diretrizes para o webmaster criar um site compatível com o Google. Ainda que não haja garantia de que nossos rastreadores encontrarão um site específico, seguir essas diretrizes aumenta as chances de seu site aparecer nos nossos resultados da pesquisa.

O Google Search Console fornece ferramentas para ajudar a enviar seu conteúdo para o Google e monitorar o desempenho na Pesquisa Google. Se você quiser, o Search Console poderá inclusive enviar alertas sobre problemas críticos encontrados pelo Google no seu site. Inscreva-se no Search Console.

Veja algumas perguntas básicas sobre seu site que você deve fazer a si mesmo ao começar.

  • Meu site está aparecendo no Google?
  • O conteúdo que veiculo para os usuários é de alta qualidade?
  • Minha empresa local está aparecendo no Google?
  • Meu conteúdo é rápido e fácil de acessar em todos os dispositivos?
  • Meu site é seguro?

Veja mais informações sobre como dar os primeiros passos em http://g.co/webmasters.

O restante deste documento fornece orientações sobre como aprimorar seu site para os mecanismos de pesquisa. Os conteúdos estão organizados por tópicos. Você pode fazer o download e imprimir uma breve lista de verificação com várias dicas úteis em http://g.co/WebmasterChecklist.

Você precisa de um especialista em SEO?

O especialista em SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) é um profissional preparado para melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa. Com este guia, você terá uma boa base para fazer bonito na hora de otimizar seu site. Além disso, considere a possibilidade de contratar um SEO que ajude você a examinar suas páginas.

Optar pela contratação de um SEO é uma decisão importante que pode melhorar seu site e poupar tempo. Pesquise as possíveis vantagens de contratar esse profissional e também os danos que um SEO irresponsável pode causar a seu site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:

  • análise do conteúdo ou da estrutura do seu site;
  • consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript;
  • desenvolvimento de conteúdo;
  • gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line;
  • pesquisa de palavras-chave;
  • treinamento de SEO;
  • experiência em regiões e mercados específicos.

Antes de iniciar sua pesquisa por um SEO, é recomendável que você se torne um consumidor informado e se familiarize com o modo como os mecanismos de pesquisa funcionam. Recomendamos a leitura de todo o guia, com atenção especial aos seguintes tópicos:

Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso o quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Dessa maneira, você e seu SEO podem garantir que seu site seja criado para ser conveniente para mecanismos de pesquisa do início ao fim. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site existente.

Para saber em detalhes o que leva à necessidade de ter um SEO e o que procurar nesse profissional, leia nosso artigo da Central de Ajuda “Você precisa de SEO?”

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