30, Set 2021
Por dentro do marketing do Google

Com o crescimento do marketing de influenciadores, precisamos também comprovar o impacto dessas ações. Tobias Rauscher, Influencer Marketing Lead do Google, conta como conseguiu elevar o status do trabalho com influenciadores mensurando com mais precisão essas parcerias.

“Você já pensou em usar influenciadores nesta campanha?” Essa pergunta surge, na maioria das vezes, de um desejo de amplificar a sua campanha, e a conversa normalmente inclui referências a métricas como impressões, curtidas em redes sociais e earned media.

Nós do Google acreditamos de verdade no valor dos influenciadores. Mas para que eles sejam uma parte confiável do nosso mix de marketing, precisávamos comprovar o retorno dessas parcerias. Como bem define nosso VP de Marketing, Marvin Chow: “Não há dúvida de que o marketing dos influenciadores traz resultados, mas, para ficarmos à vontade no investimento de dinheiro e recursos nessa ação, precisamos entender melhor o retorno sobre o investimento, especialmente no contexto de outros canais”.

A boa notícia é que nós conseguimos fazer isso. Os quatro pontos a seguir mostram como chegamos lá — e o que outros profissionais de marketing podem aprender com isso.

1. Pare de pensar em impressões e curtidas como impacto

É claro que as impressões são essenciais para colocar sua mensagem na rua, mas elas não deixam claro se essa mensagem teve algum avanço, ou se ela repercutiu no público. Nós também convidamos influenciadores para lançar eventos (antes da pandemia) e consideramos o alcance estimado dos seus posts para comprovar o sucesso dessas ações. No entanto, foram raras as vezes em que esses posts comunicaram a mensagem de marketing que queríamos passar, o que tornou os resultados finais pouco confiáveis.

O mesmo problema acontece com a earned media (a publicidade obtida por meio dos influenciadores). Ela confere um valor monetário de acordo com o seu alcance, que é baseado em várias suposições e não considera os desafios das atribuições. Essa é uma métrica que pode soar interessante, mas é difícil extrair sentido dela.

As impressões são essenciais para colocar sua mensagem na rua, mas elas não deixam claro se a ação teve algum avanço ou repercussão no público.

Nossa experiência com comentários têm, de certa forma, mais nuances. Adoramos ver menções explícitas à marca, mas vimos pouca ou nenhuma correlação entre o sentimento desses posts e o lift de marca. As menções à marca nos comentários podem servir como comprovações individuais de que a sua mensagem teve um impacto, mas elas não são representativas do todo.

Moral da história: é impossível mensurar tudo. Embora não seja um problema mensurar o que está à sua disposição, não confie apenas nas impressões para avaliar o retorno de uma parceria de marketing com um influenciador.

2. Abrace os benefícios do conteúdo long-form

Não precisamos de uma estrutura sofisticada de mensuração para saber que a maioria das nossas mensagens de marketing são complexas demais para serem posts em redes sociais. Seria impossível explicar em apenas 30 segundos como o Google Assistente pode melhorar o seu dia a dia, ou como você pode economizar dinheiro com o Google Fi.

O conteúdo long-form deu às nossas mensagens de marketing mais espaço para respirar. Como os Criadores do YouTube são mestres nesse formato, faz sentido para nós ir atrás deles para parcerias de marca.

Não precisamos de uma estrutura sofisticada de mensuração para saber que nossas mensagens de marketing são complexas para serem posts em redes sociais.

Depois do briefing, os Creators incorporam a mensagem de marca ou o produto em seu calendário de conteúdo orgânico — ou seja, em um vídeo que ficará no seu canal. Um exemplo são os Try Guys, que promoveram o Google Fi em um dos seus episódios. Outro caso é o da designer Mr. Kate, que apresentou o Google Lens durante uma reforma em casa. Já a youtuber Jennelle Eliana, que mostra como é a vida em uma van, usou seu Pixel para fazer fotografias noturnas.

3. Foque no lift de marca para identificar o impacto

YouTube BrandConnect (em breve disponível no Brasil) é responsável por facilitar a parceria entre Criadores e marcas, aplicando uma abordagem data-driven na medição dos resultados.

Usando insights do Google e ferramentas de mensuração como o Search Lift e as conversões orgânicas view-through, o YouTube BrandConnect possibilita às marcas mensurar o impacto e a eficácia do marketing de influenciadores.

Por exemplo, o Brand Interest Lift permite aos anunciantes mensurar o comportamento de busca dos consumidores a partir dos vídeos dos Creators. O Influencer Lift nos permitiu agregar enquetes aos vídeos, identificando o impacto exato e as metas do anunciante sem necessidade de uma enquete padrão de lift de marca associada a uma aquisição de mídia. Ele mede a diferença entre as visualizações de um vídeo de branded content em relação a um grupo de controle que não viu o vídeo, e assim determinar a influência da campanha de branded content nas métricas principais, como recall, awareness e consideração.

Garantir resultados regulares de lift de marca foi uma grande conquista. Isso nos permitiu quantificar o ROI das parcerias com Creators e comparar resultados em diversos canais de marketing.

4. Contextualize os resultados dentro do mix de marketing

Quando começamos a padronizar as métricas nas parcerias com Criadores, focando em lift absoluto, número de pessoas impactadas e custo por pessoa, pudemos de fato comparar uns canais com outros.

Usar números para sustentar as nossas parcerias nos ajudou a elevar o status das ações com influenciadores dentro do mix de marketing.

Isso levou a insights totalmente novos a respeito de escala e eficiência. Descobrimos, por exemplo, que alguns dos Creators nos ajudaram a atingir a mesma escala que anúncios de TV, mas com um custo bastante inferior.

Usar números para sustentar as nossas parcerias nos ajudou a elevar o status das ações com influenciadores dentro do mix de marketing. E, mais importante, isso gerou mais recursos, fazendo com que os nossos esforços ganhassem escala.

melhore a posicao do site no google seo empresas
21, Set 2021
Como melhorar a posição do seu site no Google?

Para melhorar o rastreamento do seu site, faça o seguinte:

  • Confira se o Google consegue acessar todas as páginas do site e se elas aparecem corretamente. O Google acessa a Web como um usuário anônimo, sem senhas nem informações. Ele também precisa ver todas as imagens e outros elementos da página para poder entendê-la corretamente. É possível fazer uma verificação rápida digitando o URL da sua página na Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis.
  • Se você criou ou atualizou somente uma página, envie o URL individual para o Google. Para informar o Google sobre muitas páginas novas ou atualizadas de uma só vez, use um sitemap.
  • Se você pedir ao Google para rastrear somente uma página, escolha sua página inicial. A página inicial é a página mais importante do site, no que diz respeito ao Google. Para incentivar um rastreamento completo do site, verifique se a página inicial (e todas as outras) tem um bom sistema de navegação, vinculado a todas as seções e páginas importantes. Isso ajudará os usuários e o Google a encontrar o que procuram no site. Para sites menores (menos de mil páginas), basta informar ao Google a página inicial, desde que seja possível acessar todas as outras páginas seguindo caminhos de links com início nela.
  • Vincule sua página a outra que o Google já conhece. No entanto, os links em anúncios e comentários não serão seguidos, assim como aqueles que forem inseridos em outros sites mediante pagamento ou não estiverem em conformidade com as Diretrizes para webmasters do Google.
dicas pesquisa google
15, Ago 2021
Entenda SEO/Conteúdo

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (ou Otimização de Motor de Busca) é uma técnica de extrema importância para quem produz conteúdo online. Os principais livros de comunicação e marketing da era digital atribuem importância a SEO porque o principal benefício colhido é a geração de tráfego via Google. Isso é o que quase todo o mundo busca.

content shock (ou choque de conteúdo) tem acelerado a corrida por SEO. Entenda content shock como uma espécie de overdose de conteúdo. Há cada vez mais conteúdo sendo produzido, mas a demanda por consumo de conteúdo não aumenta. Isto já é amplamente discutido nos Estados Unidos desde 2013, mas a conversa ainda não começou por aqui.

One Space publicou recentemente uma observação do autor e professor norte-americano Mark Schaeffer a respeito do content shock:

“A oferta de conteúdo explode exponencialmente enquanto a demanda se mantém estável. Podemos prever então que pessoas, empresas e marcas têm de investir mais e mais apenas para que os consumidores vejam a mesma quantidade de conteúdo.”

O seu conteúdo concorre com muitos outros. E o Google é uma importante fonte de acesso a ele. Ou você investe pesado em anúncios para se destacar ou se destaca por relevância de conteúdo — usando técnicas de SEO

29, Jun 2019
Definição de CTR do ADS

Você sabe o que são Taxa de cliques (CTR): 

Resultado de imagem para ctr adwords

A proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele. É possível usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o desempenho das suas palavras-chave e dos seus anúncios.

  • A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e cem impressões, sua CTR seria de 5%.
  • Todos os seus anúncios e palavras-chave têm CTRs próprias que ficam disponíveis na sua conta.
  • Uma CTR alta é um bom indicador de que os usuários consideram seus anúncios úteis e relevantes. A CTR também contribui para a CTR esperada da sua palavra-chave, que é um componente da classificação do anúncio. Uma boa CTR tem relação com o que você anuncia e em quais redes.
  • Você pode usar a CTR para avaliar quais anúncios e palavras-chave apresentam bom desempenho e quais precisam de melhorias. Quanto mais próxima for a relação entre as palavras-chave, os anúncios e sua empresa, maior será a possibilidade do usuário clicar no anúncio depois de pesquisar sua frase de palavra-chave.
10, Mar 2016
Marketing em Redes Sociais

SEO Empresas – Marketing em Redes Sociais

web marketing é o nome dado ao conjunto de instrumentos que realçam a presença ou a existência de uma empresa, profissional, pessoa, ou mesmo uma ideia em uma área pré definida ou em toda a rede mundial de computadores interligados com a utilização da internet.

É fundamental a divulgação de sites nos mecanismos de busca, dado que cerca de 20% a 25% de tudo que existe na WEB é publicada em tais mecanismos, e estes são responsáveis pela maioria de acessos aos sites.

As ações de web marketing podem ser classificadas entre ‘ativas’ e ‘receptivas’, sendo que a primeira trata dos projetos e atividades feitas no sentido de despertar a atenção dos usuários (consumidores) para uma comunicação específica, enquanto que as receptivas tratam do ambiente digital para onde o usuário é direcionado.

Algumas ferramentas podem ser citadas:google

Todas as ferramentas citadas acima são válidas também para o ambiente corporativo, destacando o uso bastante atual de blogs corporativos, onde as empresas buscam uma aproximação com seus clientes e/ou potenciais clientes. O web marketing dentro do ambiente corporativo trata do conceito do marketing dentro da web, auxiliando as empresas a captarem clientes potenciais qualificados. Ou seja, pessoas que buscaram informações sobre seus produtos e ou serviços na web e se interessaram pelas suas soluções.

Hoje em dia qualquer pessoa pode criar um website, o que incentiva a partilha de conhecimentos, no entanto existem aspectos que não se devem ignorar.

button

8, Fev 2016
Descomplicando o Search Engine Marketing

logo nov 2

Ao contrário do que se pode imaginar, SEM não é somente as impressões pagas nas páginas de resultado de pesquisa (também conhecidas como SERP). Search Engine Marketing são todas as técnicas de Marketing online que visam à divulgação de um site nos resultados de pesquisa; e isso inclui o SEO.

SEM

As páginas de resultados de pesquisa, ou SERP (Search Engine Results Page), como são conhecidas, são compostas pelos dois resultados: impressões orgânicas e impressões pagas (Google Adwords).

Primeiro mito: Fazer Google Adwords vai melhorar o posicionamento orgânico do meu site? 

A resposta é “não diretamente”. Investir em links patrocinados não vai interferir no posicionamento orgânico na SERP de imediato. O que pode acontecer é um aumento de tráfego e, consequentemente, a obtenção de mais links para seu site, o que trará mais reputação e autoridade para a página, fazendo com que sua indexação acabe melhorando.

Porém, particularmente, procuro sempre dizer que a resposta mais correta é “não”, visto que a possibilidade de melhora é de forma indireta e lenta.

Outra pergunta bastante comum é se o contrário é possível: otimizar o site aplicando as técnicas de SEO vai melhorar minhas campanhas de Google Adwords? 

Para essa pergunta não existe poréns, a resposta é enfática: SIM, otimizar seu site ou, mais especificamente, a página de destino dos anúncios do Google Adwords irá resultar em melhoras significativas nas campanhas de Google Adwords, pois isso interfere no índice de qualidade e na experiência da página de destino.

Dentre as medidas que o Google usa para determinar se uma página é relevante para um anúncio e melhorar seu índice de qualidade está a relação do conteúdo da página com aquilo que as pessoas estão procurando. E como veremos agora, o índice de qualidade é fator extremamente importante na determinação das posições e preços do leilão do Google. Vale saber:

  • O índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos anúncios, das palavras-chaves e da página de destino;
  • Anúncios com melhor índice de qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições no buscador;
  • Quanto mais relevante forem seus anúncios e sua página de destino para o usuário, maior será a probabilidade de você obter um índice de qualidade mais alto.

Certo, agora que já entendemos um pouco sobre o índice de qualidade, vamos solucionar uma outra grande dúvida:

Se eu fizer links patrocinados é só pagar mais caro pela palavra-chave que irei aparecer em primeiro? 

Não, não é bem assim.

Para o Google, nada é mais importante do que entregar ao usuário um resultado relevante ao que ele está procurando.

Sendo assim, o índice de qualidade é fator crucial para determinar em que posição seu anúncio irá aparecer, pois o Google vai procurar exibir ao usuário aquilo que ele (com base no índice de qualidade) considera mais relevante para aquela busca.

Vamos ver então como funciona esse critério e todo o leilão do Google:

O leilão do Adwords serve basicamente para ver quem são os “concorrentes” entre as palavras-chave, qual a ordem que cada um irá aparecer em um resultado de busca e, principalmente, quanto cada um irá pagar pelo clique.

Antes de começar, precisamos deixar claro o conceito “lance” e o “CPC”:

  • Lance é o valor máximo que a empresa/agência diz para o Adwords que está disposto a pagar por um clique;
  • Não necessariamente (ou nunca) você irá pagar o valor que você definiu para seu lance por um clique;
  • Você sempre irá pagar abaixo do valor que definir.

Exemplo: 

Vamos supor que temos 4 concorrentes vendendo “desenvolvimento de websites” no Adwords:

  • O vendedor 1 diz para o Google que está disposto a pagar até R$ 4,00 por um clique (lance)
  • O vendedor 2 coloca seu lance em R$ 3,00
  • O vendedor 3 coloca em R$ 2,00
  • O vendedor 4 coloca em R$ 1,00

Sendo assim, o vendedor 1 que possui o lance de R$ 4,00 deverá pagar, em um clique, somente o suficiente para ficar à frente do segundo colocado, ou seja, o vendedor 2. Desta forma, o CPC do vendedor 1 será de R$ 3,00 e não R$4,00, conforme ele estipulou em seu lance.

Ok, mas e o índice de qualidade que acabamos de aprender, onde esta nessa história?

O índice de qualidade será o fator determinante para decidir a posição de cada anunciante. Como vimos antes, o índice de qualidade é determinado pelo próprio Google com base nas palavras-chave, anúncios e página de destino.

Sendo assim, vamos supor que:

  • O vendedor 1 possua um índice de qualidade de 1 ponto
  • O vendedor 2 possua um índice de qualidade de 4 pontos
  • O vendedor 3 possua um índice de qualidade de 8 pontos
  • E o vendedor 4 possua seu índice de qualidade de 10 pontos

O indicador que escolhe em que ordem os anúncios irão aparecer chama-se AdRank. Ele é calculado multiplicando o lance máximo X o índice de qualidade. Sendo assim, teríamos.

Concorrentes:     Lance              I.Q          AdRank 

Vendedor 1          R$4,00     x     1               4

Vendedor 2          R$3,00     x     4               12

Vendedor 3          R$2,00     x     8               16

Vendedor 4          R$1,00     x     10             10

Quem tem o AdRank mais alto ficará na primeira posição.

Dessa forma, o Vendedor 3 apareceria na primeira posição, seguido do Vendedor 2, depois o Vendedor 3 e por último o Vendedor 1.

P.S.: O Vendedor 1 provavelmente nem iria aparecer em uma SERP, visto que o índice de qualidade 1 praticamente desqualifica a exibição do site em um resultado de busca.

Agora, para saber quanto cada um destes concorrentes irá pagar por um CPC, obedeceremos àquela regra citada um pouco acima que diz que o CPC Real nunca será o estipulado pelo lance, mas sim apenas o suficiente para ganhar do seu concorrente/próximo colocado. Para determinar isso de forma mais completa, existe uma fórmula que contempla o Lance e o índice de qualidade de cada “player”.

A fórmula é a seguinte:

Lance1 × IQ1 = Lance2 × IQ2 

(o Lance do 1 × o índice de qualidade do primeiro deverá ser somente o suficiente (igual) ao lance do segundo × o índice de qualidade do segundo).

Resolvendo a Equação, teríamos:

Lance1 = Lance2 × IQ2(adrank) / IQ1 

Para simular a concorrência, imaginem que todos tenham o mesmo lance de R$ 2,00 e com os mesmos índices de qualidade anterior, sendo assim teríamos:

Aplicando a fórmula: Lance1 = Adrank2 / IQ1

Concorrentes:     Lance              I.Q          AdRank          CPC REAL 

Vendedor 1          R$2,00     x     1               2                    Não irá aparecer

Vendedor 2          R$2,00     x     4               8                    2 / 8 = 0,25

Vendedor 3          R$2,00     x     8               16                  8 / 8 = 1

Vendedor 4          R$2,00     x     10             20                  16 / 10 = 1,60

O leilão do Google Adwords é feito absolutamente todas as vezes que ocorre uma busca. Não é algo feito diariamente ou com uma frequência pré-determinada, mas sim, mediante a uma busca.

Espero que possa realmente ter descomplicado um pouco e esclarecido alguns conceitos sobre o SEM e, principalmente, sobre Google Adwords. A grande maioria dos sites esclarece o SEM de maneira errada, pois o separa do SEO; eles atribuem Links Patrocinados a SEM e Resultados Orgânicos a SEO, quando, na verdade, SEM é o conjunto das ações que irão resultar em melhores resultados na SERP.

15, Jan 2016
Google cria câmpus para startups em São Paulo

As startups brasileiras vão ganhar um novo ponto de apoio na cidade de São Paulo bancado pelo Google. A gigante da internet anunciou ontem o lançamento no Brasil do Campus Google – um escritório colaborativo para estimular o ensino do empreendedorismo, a formação de redes de contatos entre empreendedores e o nascimento de empresas de alto impacto (aquelas com negócio inovador e forte potencial para rápido crescimento).

Os escritórios colaborativos do Google fazem parte do projeto Google for Entrepreneurs e já funcionam em Londres (Inglaterra), Tel Aviv (Israel) e Varsóvia (Polônia).

Eles oferecem estrutura parecida à das aceleradoras de startups disponíveis hoje no mercado – que funcionam como escola para empreendedores, realizando eventos, aulas e colocando jovens empreendedores em contato com profissionais mais experientes.

A diferença é que várias atividades acontecem ao mesmo tempo dentro do Campus, como os programas de aceleração, palestras, maratonas de programação, entre outros. A maioria das atividades é gratuita ou tem um custo de inscrição baixo para as startups.

No Campus São Paulo, os empreendedores receberão orientação e treinamento de integrantes da comunidade local de startups, incluindo profissionais experientes e de sucesso no mercado de tecnologia brasileiro e especialistas do Google.

Os empreendedores também terão acesso à internet banda larga e a um escritório compartilhado, modelo que, segundo o Google, é propício ao surgimento de grandes ideias.

“Brasileiros são empreendedores por natureza. Apesar dos muitos obstáculos e da comum falta de recursos, eles conseguem superar desafios, inovar e construir grandes negócios”, disse, em nota, a gerente do Programa de Parcerias da Google for Entrepreneurs, Bridgette Beam.

“Em todo o País, diversas startups estão criando produtos, gerando vagas de trabalho e transformando a experiência dos usuários na internet e em plataformas móveis, muitas vezes, em escala global. Nós acreditamos que este é apenas o começo.”

A inauguração do Campus São Paulo do Google está prevista para o início de 2015. Nos próximos meses, o Google deve divulgar o endereço e mais detalhes sobre as atividades a serem oferecidas no local.

A empresa tem escolhido cidades com ecossistemas de startups emergentes para abrigar seus escritórios colaborativos, em vez de optar por mercados já estabelecidos, como o Vale do Silício, nos EUA. Em Londres, o Campus inaugurado em abril de 2012 tem mais de 20 mil membros e só em 2013 realizou mais de 1,1 mil eventos e mil sessões de “mentoria” – quando um profissional experiente aconselha um iniciante.

Reportagem Completa

11, Jan 2016
Diretrizes para webmasters

Diretrizes para webmasters

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=yFxNda5Z4eE?cc_load_policy=1&controls=2&rel=0&hl=pt-BR&enablejsapi=1&origin=https%3A%2F%2Fsupport.google.com]

Quando seu site estiver pronto:

  • Envie-o ao Google no endereço http://www.google.com/submityourcontent/.
  • Envie um sitemap utilizando o Search Console do Google. O Google utiliza seu sitemap para conseguir informações sobre a estrutura de seu site e aumentar nossa cobertura de suas páginas da Web.
  • Verifique se todos os sites que devem saber sobre suas páginas estão cientes de que seu site está on-line.

Diretrizes de design e conteúdo

  • Crie um site com uma hierarquia clara e links de texto. Cada página deve estar acessível a partir de pelo menos um link de texto estático.
  • Ofereça um Sitemap a seus usuários com links que apontam para as partes importantes de seu site. Se o Sitemap tiver muitos links, convém dividi-lo em várias páginas.
  • Utilize um número adequado de links por página.
  • Crie um site útil, com muitas informações e páginas que descrevam de forma clara e precisa seu conteúdo.
  • Pense nas palavras que os usuários digitariam para encontrar suas páginas e verifique se elas aparecem em seu site.
  • Em vez de imagens, tente usar texto para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. O rastreador do Google não reconhece texto contido em imagens. Se você precisa usar imagens no seu conteúdo textual, considere usar o atributoALT para incluir algumas palavras de texto descritivo.
  • Verifique se os elementos <title> e os atributos ALT são descritivos e precisos.
  • Verifique se há links quebrados e corrija o HTML.
  • Se você decidir usar páginas dinâmicas (por exemplo, o URL que contém um caractere “?”), saiba que nem todos os indexadores de mecanismos de pesquisa rastreiam as páginas dinâmicas e estáticas. Isso ajuda a manter os parâmetros curtos e em pequena quantidade.
  • Confira nossas práticas recomendadas para imagens, vídeos e rich snippets.

Diretrizes técnicas

  • Para ajudar o Google a entender melhor os conteúdos do seu site, permita que os recursos, como arquivos CSS e Javascript, sejam rastreados. O sistema de indexação do Google renderiza páginas da Web por meio do HTML de uma página e de seus recursos, como imagens e arquivos CSS e Javascript. Para visualizar os recursos da página que o Googlebot não pode rastrear e para depurar diretivas do seu arquivo robots.txt, use as ferramentas Buscar como o Google e as ferramentas de testes de robots.txt no Search Console.
  • Deixe que os robôs de pesquisa rastreiem seu site sem que códigos de sessão ou argumentos acompanhem suas trajetórias no site. Essas técnicas são úteis para monitorar o comportamento do usuário, mas o padrão de acesso dos robôs é totalmente diferente. Se você usar essas técnicas, a indexação de seu site poderá ser incompleta, já que os robôs talvez não consigam eliminar os URLs que têm aspecto diferente, mas que apontam para a mesma página.
  • Certifique-se de que seu servidor da Web suporta o cabeçalho HTTP If-Modified-Since. Esse recurso permite que o servidor da Web informe ao Google se houve alteração no conteúdo desde o último rastreamento do site. A utilização desse recurso permite economizar na largura de banda e nas despesas gerais.
  • Use o arquivo robots.txt no servidor da Web. Esse arquivo informa aos rastreadores quais diretórios podem ou não ser rastreados. Verifique se ele está disponível no site para que você não bloqueie acidentalmente o rastreador do Googlebot. Acesse http://code.google.com/web/controlcrawlindex/docs/faq.html para saber como instruir robôs quando visitarem seu site. Teste seu arquivo robots.txt para verificar se ele está sendo utilizado corretamente usando a ferramenta de análise de robots.txt disponível no Search Console do Google.
  • Faça um esforço para garantir que os anúncios não interfiram nas classificações dos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, os anúncios do Google AdSense e os links da DoubleClick têm rastreamento do arquivo robots.txt bloqueado.
  • Caso sua empresa adquira um sistema de gerenciamento de conteúdo, verifique se o sistema cria páginas e links que podem ser rastreados pelos mecanismos de pesquisa.
  • Use o arquivo robots.txt para evitar o rastreamento de páginas de resultados de pesquisa ou outras páginas geradas automaticamente que não agregam valor aos usuários provenientes de mecanismos de pesquisa.
  • Teste o site para verificar se ele aparece corretamente em navegadores diferentes.
  • Monitore o desempenho do seu site e otimize os tempos de carregamento. A meta do Google é fornecer aos usuários resultados mais relevantes e uma ótima experiência. Sites mais rápidos aumentam a satisfação do usuário e melhoram a qualidade geral da Web (especialmente para os usuários com conexões lentas com a Internet), e esperamos que, à medida que os webmasters aprimoram os seus sites, a velocidade geral da Web melhore.
  • O Google recomenda a todos os webmasters monitorar regularmente o desempenho do site usando o Page Speed, oYSlow, o WebPagetest ou outras ferramentas. Para mais informações, ferramentas e recursos, acesse Let’s Make The Web Faster (somente em inglês).

Diretrizes de qualidade

Essas diretrizes de qualidade tratam das formas mais comuns de comportamento fraudulento ou manipulador, mas o Google pode responder de forma negativa a outras práticas enganosas que não estão listadas aqui. O fato de uma determinada técnica fraudulenta não constar nesta página não significa que ela seja aprovada pelo Google. Os webmasters que se esforçam para manter os princípios básicos proporcionarão uma melhor experiência ao usuário e, consequentemente, terão uma melhor classificação do que aqueles que passam o tempo à procura de brechas que possam explorars.

Se você acredita que outro site está abusando das diretrizes de qualidade do Google, informe-nos preenchendo um relatório de spam. O Google prefere resolver os problemas de forma automatizada e escalonável. Por isso, tentamos minimizar conflitos em relação à luta contra spam. Embora talvez não realizemos ações manuais em resposta a cada denúncia, as denúncias de spam são priorizadas com base no impacto ao usuário e, em alguns casos, pode levar à completa remoção de um site de spam dos resultados de pesquisa do Google. Entretanto, nem todas as ações manuais resultam em remoção. Mesmo nos casos em que tomemos alguma medida contra um site denunciado, os efeitos da ação podem não ser óbvios.

Diretrizes de qualidade: princípios básicos

  • Crie páginas principalmente para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou a um funcionário do Google. Outro teste útil é perguntar a si mesmo: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso cativante. Faça seu site se destacar dos outros sites da mesma área.

Diretrizes de qualidade: diretrizes específicas

Evite as seguintes técnicas:

Siga boas práticas como estas:

  • Monitoramento de seu site para procurar hackers e remover o conteúdo invadido assim que ele aparecer
  • Bloqueio e remoção de spam gerado pelo usuário em seu site

Caso seu site viole uma ou mais dessas diretrizes, o Google poderá executar uma ação manual contra ele. Após solucionar o problema, envie seu site para reconsideração.